Olá queridos alunos qualquer duvida sobre o assunto tratado, podem perguntar na aula ou até mesmo no blog .
ABRAÇOS
Professora Ana Paula
domingo, 25 de novembro de 2012
Plano de aula
-
Que os alunos venham conhecer sobre a fauna e a flora brasileira.Objetivos específicos- levar o aluno a identificar os aspectos relacionados ao desenvolvimento das plantas, descrevendo suas principais características morfológicas e fisiológicas.- estimular o interesse pela observação das plantas, principalmente da flora brasileira, relacionando-as com sua importância para os animais.ConteúdosConceitual-ampliar o conhecimento sobre plantas;- Identificar diferentes tipos de plantas e que ambientes são encontradas;- descrever as partes que compões as plantas e suas respectivas funções;- relacionar as plantas a outros componentes do ambiente.
Desenvolvimento- coletar dados por meio de observações diretas e indiretas;- organizar e registrar informações em tabelas, desenhos, gráficos, listas;- ler e interpretar textos informativos e imagens.- desenvolver hábitos de observação e registro de informações;- valorizar e respeitar os ambientes naturais e as formas de vida;- buscar e trocar idéias e informações, contribuindo para o conhecimento coletivo;- valorizar hábitos alimentares próprios de algumas regiões do país.Exemplos- levar os alunos ao Jardim Botânico;- recortes de figuras de revistas de plantas, suas partes e de diferentes ambientes onde podem ser encontradas que observaram no Jardim Botânico;- montar um painel com o material recortado;- lançar perguntas para que os alunos discutam o que aprenderam;- fazer experiência plantando sementes.
Exercícios
1)Determinados locais do planeta Terra abrigam maior biodiversidade. Nesse sentido, marque a alternativa que indica as regiões com maior diversidade de fauna e flora.a) Florestas tropicaisb) Oceanosc) Desertosd) Zonas polarese) Floresta temperada2)De acordo com o texto e os seus conhecimentos, defina o conceito de biodiversidade.
3)Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:
a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.
b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.
c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.
d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.
e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua função.
sábado, 24 de novembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)